14 de abr. de 2012

Fernando Arruda Botelho - Aviador brasileiro

14/04/2012 - O Brasil perde Fernando Arruda Botelho
empresário apaixonado pela aviação e fomentador de ações
para o desenvolvimento de todas as atividades a ela ligadas.


    • ‎17/06/2011- O Comte. Fernando Arruda Botelho, taxiava o Bleriot XI (réplica) no aeródromo FBO em Itirapina, sob o olhar atento e preocupado de um amigo. Logo após a decolagem, o motor perdeu potência obrigando o comandante a fazer um pouso de emergência, que resultou mínimos danos ao pequeno avião. Momentos depois, Fernando na entrevista a reporteres, enfatizou a necessidade dos pilotos se aperfeiçoarem, treinando muito e buscando conhecimento. Tive o privilégio de estar próximo a esse grande e genial brasileiro, naquele dia.  Senta a Pua Comandante!

Fernando Arruda Botelho; como Santos Dumont


Matéria originalmente postado no site da ANAC http://www2.anac.gov.br/feira/demoiselle_iab.html


Homenagem ao gênio Santos-Dumont



Idealizado pelo Instituto Arruda Botelho (IAB), organização que tem como princípio a preservação do meio ambiente e do patrimônio cultural, histórico e artístico do Brasil, o Projeto Demoiselle presta justa homenagem ao poder criativo de Alberto Santos-Dumont. A missão do projeto é resgatar a história da aviação e divulgar o nome deste herói brasileiro e sua contribuição para o desenvolvimento da história da aviação mundial.
Com este objetivo, o IAB iniciou em 2004 a construção de réplicas do Demoiselle, segundo avião de Santos-Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas de excepcional estrutura, que influenciou toda a indústria da aviação – especialmente a européia – no começo do século XX.
Já foram fabricadas cinco réplicas, projetadas a partir de desenhos do Demoiselle publicados na revista Mecânica Popular, de 1910, e de cópias das plantas do Musée de L´Air et de L´Espace, de Paris. Pequenas adaptações foram feitas apenas para aumentar a segurança. O avião original, em bambu, deu lugar a réplicas construídas com alumínio. Algumas medidas foram alteradas para se adequar ao tamanho dos pilotos, já que Santos-Dumont tinha 1,52 m e pesava 50 kg.
A conclusão da primeira réplica do Demoiselle, em 2005, foi o marco inicial das ações do IAB em prol do resgate histórico de Santos-Dumont, mostrando ao Brasil e ao mundo os feitos do pioneiro e sua contribuição para a aviação mundial.
Do sonho à realização
Os passos do Instituto Arruda Botelho para viabilizar o Projeto Demoiselle e valorizar o gênio criativo de Alberto Santos-Dumont.
Início da construção da primeira réplica do Projeto Demoiselle, em parceria com Alvarino “Cabeça” Nunes Paulo, construtor de ultraleves, e Fábio “Cabecinha” Nunes Paulo, piloto de teste e construtor. Apoio indispensável do professor Fernando Catalano, do curso de Engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos.
Realização do sonho de reproduzir o feito de Alberto Santos-Dumont. Após quase um século do primeiro vôo do Demoiselle (realizado em 1907), a réplica 1 do IAB decolou pela primeira vez em outubro. Porém, não estava completamente apta para alcançar vôos mais altos e precisava de ajustes. Foi iniciada a construção da segunda réplica, buscando maior navegabilidade. Esse trabalho contou com o reforço dos alunos do SENAI na construção das peças da aeronave.
Durante a construção da réplica 2 do Demoiselle, Fernando Arruda Botelho, presidente do IAB, foi aos Estados Unidos, acompanhado pelo professores Fernando Catalano e Paulo Celso Greco para participar do evento “Centennial of Flight”, na Wright State University, em Dayton (Ohio, EUA), cidade natal dos Irmãos Wright, pioneiros da aviação norte-americana. Nesse encontro, surgiu o desafio de levar o Demoiselle para realizar seu primeiro vôo naquele país ao lado do Flyer B, dos Wright.
Março – Foi concluída a construção da segunda réplica do Demoiselle. E ela voou, com muito sucesso. Assim, o sonho de voar nos Estados Unidos com o Demoiselle tornava-se realidade.
Maio – Durante a 8ª edição do Broa Fly-In, realizado entre 25 e 28 de maio, o Demoiselle realiza pela primeira vez vôo conjunto com o 14-Bis, réplica concebida pelo Instituto de Desenvolvimento Aeronáutico de Caldas Novas (IDAC) .
Junho - O convite oficial para o vôo nos Estados Unidos veio de Amanda Wright Lane, sobrinha-bisneta dos norte-americanos Orville e Wilbur Wright.
Agosto – No dia 11, o Demoiselle fez a travessia Paraty/Angra dos Reis, no litoral carioca, percorrendo 52 km em 55 minutos, provando sua estabilidade, manobrabilidade e navegabilidade.
No dia 18, a aeronave realiza novo vôo conjunto com o 14-Bis no Museu Aeroespacial do Rio de Janeiro – Musal.
Setembro – O sonho perto de se realizar. O Demoiselle foi exposto no Sinclair Community College, tradicional faculdade em Dayton (Ohio/EUA), de 12 a 28 de Setembro, recebendo visitação de 2 mil pessoas por dia. Esta foi a primeira exposição do Demoiselle nos Estados Unidos, refletindo a iniciativa do IAB em divulgar o nome de Santos-Dumont e contribuir para o desenvolvimento da história da aviação mundial.
No dia 30, a realização do sonho enfim chegou. Em parceria com a National Aviation Heritage Área (NAHA) e a Aviation Heritage Foundation , o Instituto Arruda Botelho realizou em Dayton (EUA) o primeiro vôo conjunto de réplicas do Flyer B e do Demoiselle, entrando para a história da aviação mundial, um século depois do histórico vôo de Santos-Dumont com o 14-Bis, em Paris. Esta foi a primeira vez que um brasileiro (Fernando de Arruda Botelho, presidente do IAB) voou fora do Brasil com uma réplica da aeronave de Santos-Dumont.
Além de inédito, o vôo conjunto do Demoiselle com o Flyer contou com testemunhas históricas. O IAB levou seis brigadeiros brasileiros para acompanhar o evento. Entre eles, três combatentes na 2ª Guerra Mundial (Brigadeiros Rui Moreira Lima, José Rebelo Meira de Vasconcelos e Fernando Correa Rocha), que serviram no Esquadrão 350 dos Estados Unidos. Na ocasião, em Dayton, os ex-combatentes brasileiros, bem como os norte-americanos que formavam o Esquadrão 350, foram homenageados no Air Force Museum.
Todas as atividades foram acompanhadas e gravadas pela NASA, que transmitiu o histórico vôo para todo o mundo e, posteriormente, elaborou documentário com os melhores momentos dos eventos.
Ainda no dia 30 de Setembro, outra réplica do Demoiselle do IAB foi exposta no Jockey Club de São Paulo, como parte de homenagem à Força Aérea Brasileira.
Outubro – Nova façanha do Projeto Demoiselle. A réplica do IAB foi exposta, de 16 a 23 de outubro, no Smithsonian Air & Space Museum, um dos maiores conglomerados científico-culturais dos Estados Unidos, que recebe anualmente cerca de 10,5 milhões de visitantes. No ano e na semana anterior à comemoração do seu lendário vôo com o 14-Bis pelos céus de Paris, Santos-Dumont foi o personagem central da mostra “Conquistadores do Céu”, promovida pelo Smithsonian no dia 21 de outubro, dia em que os Estados Unidos comemoram o Family Day, tradicional evento dedicado à família, que recebeu cerca mais de 16 mil visitantes.
No dia 31, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), o Instituto Arruda Botelho inaugurou, em São Paulo, a exposição “O Vôo da Humanidade”, com apresentação de uma réplica do Demoiselle. Mais de 2.000 pessoas visitaram a mostra, que ficou aberta ao público até 28 de novembro.
Novembro – No dia 23, o Projeto Demoiselle foi apresentado a curadores e representantes de 15 museus da aviação privados e oficiais de países latino-americanos, em evento no Rio de Janeiro. Em pauta, o possível vôo conjunto de aviões de pioneiros do continente no centenário do Demoiselle, no ano de 2007.
Ano em que o Projeto Demoiselle terá seu auge, com a comemoração do centenário do Demoiselle, construído por Santos-Dumont em novembro de 1907. Assim, haverá um amplo calendário de atividades culturais pelo Brasil e por diversos países do mundo, com vôos comemorativos em datas importantes, realização do reality-show Você Pode Voar e a criação da marca licenciada Air Pioneers.
Junho - Exatamente um século após ser criado por Santos-Dumont e voar pela primeira vez, em Paris, o avião Demoiselle voltou a voar na França. A réplica do Instituto Arruda Botelho foi a grande atração do festival aéreo de La Ferté-Alais, ocorrido no dia 30 de junho, no aeródromo de Cerny, voando ao lado de 18 aviões históricos, inclusive os franceses Blériot, Morane, Fokker triplano e aviões da 1ª Guerra Mundial.
Além de La Ferté-Alais, o Demoiselle foi apresentado ao público francês durante o 47º Paris Air Show, realizado entre os dias 18 e 24 de junho, em Le Bourget. Considerado o maior evento da aviação européia, o Paris Air Show recebeu 500 mil pessoas e contou com a participação de mais de 2 mil expositores vindos de 100 países diferentes. A segunda aeronave de Santos-Dumont ainda alçou os ares dia 26 de junho no aeródromo de Saint Cyr, arredores de Paris, onde sobrevoou o Palais de Versailles.
A participação pioneira e de extremo sucesso do Demoiselle na França motivou dois convites para novas apresentações em 2008. Em junho do próximo ano, o Demoiselle voará com o francês Blériot e o norte-americano Flyer-B, dos Irmãos Wright, no evento comemorativo aos 100 anos do primeiro vôo de Wilbur Wright em Le Mans, França. No mês seguinte, o Demoiselle voará na Farborough, importante feira internacional da aviação européia, na Inglaterra.