31 de jul. de 2011

Escola de voo oferece aulas de Spitfire

Matéria que conheci no maravilhoso blog "Sala de Guerra" do  professor Júlio César Guedes Antunes , do Depto. de Computação do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais e pesquisador de história militar com foco na Segunda Guerra Mundial.


Uma escola de voo de Oxfordshire está ensinando pilotos a voar o caça Spitfire, da Segunda Guerra Mundial.

Academia de Voo Boultbee em Kidlington irá iniciar a oferta de aulas em um Supermarine Spitfire Mk.IX biposto restaurado. O proprietário, Steve Boultbee Brooks, disse: “Apaixonadamente acreditamos que nosso papel como ofertantes é garantir que a lenda do Spitfire continue a singrar os céus”.

Treinamento no De Havilland Tiger Moth e no Harvard também será ofertado pela escola. Quatro estudantes já se inscreveram para os três cursos, que serão ministrados por pilotos civis e militares.

Leia + na Sala de Guerra

20 de jul. de 2011

Aeroporto -Guarujá

Domingo, 8 de maio de 2011

Não é de hoje que empresários e cidadãos clamam pela criação de um aeroporto em Guarujá, destino turístico frequentado por brasileiros e estrangeiros. E nem seria preciso fazer grandes investimentos. Bastaria estender aos voos comerciais o uso da Base Aérea Militar, cuja pista é maior que a do aeroporto Santos Dumont (RJ), mas continua fechada para a aviação comercial.

Há 35 anos, políticos e governantes lutam para se fazer ouvir, mas a ideia do aeroporto não decola. Em várias ocasiões, foram encomendados estudos de viabilidade, porém. . .
Leia + SOS


Base Aérea de Santos no Guarujá

Posted by Picasa

Edital do Aeroporto de Guarujá sai em 15 dias


Jornal da Orla       Click Orla

09/05/2008

Primeira fase dos serviços terá início logo após o período eleitoral e vai durar oito meses. Aviões devem pousar já no ano que vem. O edital de licitação para as obras do Aeroporto Metropolitano de Guarujá será publicado em até 15 dias, pela Prefeitura. A informação é do secretário de Planejamento e Gestão Financeira, Mauro Scazufca.

A Planway Engenharia e Consultoria Ltda. – empresa contratada para executar os trabalhos de topografia e sondagem na área do futuro aeródromo – apresentou, recentemente, à Administração Municipal, o projeto básico do empreendimento, possibilitando a elaboração do edital de licitação.

A escolha da empresa responsável pela execução do projeto deve levar até 90 dias, mas as obras serão iniciadas após o período eleitoral e devem durar oito meses.

O secretário de Planejamento e Gestão Financeira informou, ainda, que a licitação será aberta já para as três fases do projeto, mas as ordens de serviço serão emitidas conforme a obra avance.

Nesta primeira etapa, será construída a pista de taxiamento, pátio de aeronaves e nova portaria, além da separação física entre as áreas civil e militar. Para isso, a Prefeitura conta com R$ 4 milhões destinados pelo Ministério do Turismo. “Desta forma, será possível o pouso dos primeiros aviões, já no ano que vem. É o suficiente para o aeroporto funcionar”, afirmou Scazufca.

O custo total das obras será de, aproximadamente, R$ 22 milhões. Segundo o secretário, com o aeroporto em obras, ficará mais fácil conseguir verbas. “Vamos buscar o restante dos recursos em vários órgãos, como o DADE, Petrobras e Ministério do Turismo, e na iniciativa privada, além de emendas parlamentares”, adiantou.

Leia + o Jornal da Orla


Infraero diz que aeroporto no Guarujá desafogaria São Paulo - saopaulo - Estadao.com.br

estadao
Segundo assessor especial do órgão, Edgard Brandão, principal vocação do futuro aeroporto será o turismo
29 de fevereiro de 2008 | 20h 16

Rejane Lima, de O Estado de S. Paulo

O assessor especial da Infraero, Edgard Brandão Junior, admitiu nesta sexta-feira, 29, que a viabilização do Aeroporto Metropolitano do Guarujá poderia ajudar a desafogar o tráfego nos Aeroportos de Congonhas e Cumbica, atendendo a demanda de passageiros da região do ABC paulista e de algumas localidades da Grande São Paulo.

"Os aeroportos de Congonhas e Guarulhos evidentemente estão com um processo grande de procura porque os passageiros não têm muita alternativa. Eu acho que tendo uma alternativa é possível sim. É bastante possível".

Brandão e uma equipe técnica da Infraero visitaram nesta sexta-feira a Base Aérea de Santos, no Guarujá, aeroporto militar que a prefeitura quer transformar num aeroporto civil compartilhado. Segundo o assessor, o objetivo da visita foi avaliar as instalações para o caso o aeroporto vir a ser administrado pela Infraero.

Ele disse que apesar de a decisão de quem administrará o locar vir do Ministério da Defesa, o presidente da Infraero "teria um prazer muito grande em tentar entendimentos a esse respeito".

De acordo com Brandão, a principal vocação do futuro aeroporto civil será o turismo, com destaque a interligação via barco ao terminal de passageiros do Porto de Santos, destino de vários turistas à região, e também por conta dos atrativos turísticos da própria Baixada.

Leia + Estadão Aer Guarujá


17 de jul. de 2011

EAB 2011


Posted by Picasa

Boa sombra da asa do Albatroz da Esquadrilha Oi

A toca das feras

ACRO - Associação Brasileira de Acrobacia Aérea

Paulo Medina, Ferrari, Tike Bazaia

Cmte. Ferrari, presidente da ACRO



Cmte. Tike Bazaia

"Descontração" pré-vôo do Cmte. Paulo Medina

De cabeça pra baixo, mensagem ecológica.

Sukhoi 31,  a máquina russa de acrobacia do Cmte. Richieri

Richieri mostrou o que faz o Extra

Posted by Picasa

EAB 2011 - A vez dos compostos









Posted by Picasa

EAB 2011




A fila para ingressar na feira nos tomou mais de 30'

"Filinha" dos convidados.





Sem cadeiras ou bancos, sentar no chão foi o jeito para comer o lanchinho.